Saiba quais são os principais cuidados com o colchão
- 29 de março de 2017
Nada é mais reconfortante e tem mais poder de renovar as nossas energias do que uma boa noite de sono. Mas, para que as noites de sono sejam tranquilas e cumpram o seu papel de trazer descanso, é preciso contar com um colchão confortável e bem conservado. Apesar disso, os cuidados com o colchão são bastante negligenciados e a sua vida útil, que gira em torno dos 10 anos para os de mola e 5 anos para os de espuma, acaba sendo bastante reduzida.
Sabendo o quanto você preza pelo seu merecido descanso, a Dry in Home preparou esse artigo, com alguns cuidados com o colchão que você deve tomar, para que ele dure muito mais e sua saúde seja preservada. Afinal, o sono também é muito importante para a manutenção da saúde e bem-estar de todos nós.
5 cuidados com o colchão que são essenciais
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a média de vida dos brasileiros é de 71,3 anos. Se levarmos em conta que uma pessoa tem 8 horas de sono diárias, podemos concluir que passamos 23 anos, 9 meses e 7 dias da nossa vida dormindo. Para aproveitar bem todo esse tempo, é importante um ambiente agradável, com temperatura amena e um colchão confortável.
Alguns cuidados com o colchão, que não são muito complicados, podem garantir que ele permaneça limpo, conservado e dure por muito mais tempo.
Escolha uma cama que não danifique o colchão
Escolher a cama adequada é um dos mais importantes cuidados com o colchão. Camas que tenham estrados feitos com ripas de madeira, posicionados de maneira espaçada e fixadas sem pregos, são mais indicadas. O espaçamento entre as ripas permite que o colchão fique mais arejado e evita o aparecimento de mofo. Já os pregos, devem ser evitados para que o colchão não corra risco de ser perfurado. É muito importante que a cama suporte o peso do colchão e de quem for usá-la, a fim de evitar que as ripas acabem se quebrando e, além de causar acidentes, danifiquem o colchão.
As camas do tipo box ou baú possuem uma cobertura especial, que impede o contato com a umidade.
Faça um rodízio de lados
A cada 15 dias vire o seu colchão em 180 graus. Ou seja, a parte do colchão que estava na cabeça passará para os pés e a parte dos pés, para a cabeça. Além disso, a cada 30 dias inverta também as faces do colchão, fazendo com que a área sobre a qual você se deita fique virada para o estrado. Essa é um dos mais básicos e eficientes cuidados com o colchão, uma vez que evita o seu desgaste localizado e afundamento desigual que, além de deteriorar o material do colchão, é extremamente prejudicial à coluna.
Proteja o colchão
Colocar capas protetoras, feitas com materiais que permitam a entrada de ventilação, também faz parte dos cuidados com o colchão. Os próprios fabricantes costumam produzir capas apropriadas para cada modelo de colchão e o plástico no qual ele vem embalado deve ser retirado imediatamente, já que bloqueia a entrada de ar.
A capa protetora deve ser lavada com frequência, bem como os lençóis e demais roupas de cama que sejam usadas para cobrí-lo. É importante que o colchão seja envolto apenas em tecido limpo, para permanecer longe do acúmulo de suor e demais sujeiras que possam danificá-lo.
Evite contato com umidade
A umidade é a grande vilã dos colchões e demais estofados. Os cuidados com o colchão envolvem não limpá-lo com pano molhado, não derramar líquido sobre a sua superfície, a menos que ele seja impermeabilizado e, principalmente, mantê-lo longe de infiltrações. A umidade, além de provocar o surgimento de manchas, contribui para a proliferação de ácaros, que têm preferência por locais úmidos.
Realize uma limpeza profissional periódica
Apenas por meio da lavagem de estofados é possível retirar toda a sujeira acumulada, tanto na superfície quanto nas camadas mais internas do colchão. Dessa forma, seu colchão estará realmente livre de impurezas e limpo por completo. As empresas que realizam esse tipo de serviço utilizam produtos e equipamentos específicos para cuidados com o colchão, que não danificam o material durante o processo de limpeza. A limpeza profissional do colchão deve ser feita, pelo menos, a cada 6 meses, a fim de evitar o acúmulo de sujeiras e manchas irreversíveis.
Impermeabilize o colchão
Uma boa maneira de conservar o colchão é realizar a sua impermeabilização. Trata-se da aplicação de uma película protetora em toda a sua superfície, que evita a penetração de líquidos, poeira e demais sujeiras que podem danificar o colchão e facilitar a proliferação de ácaros e demais organismos nocivos à saúde. A impermeabilização pode ser considerada um dos mais eficazes cuidados com o colchão, já que o mantém limpo por muito mais tempo e ajuda a conservar o seu revestimento. Além disso, as características originais do colchão não são alteradas por este processo. Ou seja, o seu colchão, além de limpo e conservado, permanecerá confortável como sempre.
Se você precisa lavar e impermeabilizar o seu colchão e demais estofados da sua casa, entre em contato com a Dry in Home! Contamos com uma equipe altamente treinada e pronta para realizar esses serviços de maneira eficaz e segura.
Outros links úteis:
impermeabilização de sofá;
limpeza de sofá;
limpeza de sofá rj;
impermeabilização de sofá rj.
0 comments on Saiba quais são os principais cuidados com o colchão